sexta-feira, 5 de junho de 2009

Você sabe o certo? Desvende um pouco mais da nossa Língua Portuguesa

Por: Ágata Cunha

Dia 10 de junho é comemorado o Dia da Língua Portuguesa. E para isso, temos algumas curiosidades que muita gente não sabe. Muitos provérbios que falamos diariamente saem de nossas bocas sem que a gente pense muito. De tanto ouvir, se tornou rotineiro expressar alguma coisa com uma famosa frase, que com o passar do tempo desdobramos muito mais. Muita gente exclama em algumas vezes: "Nossa como isso é antigo", mas não há uma pessoa que não conheça uma expressão para retratar o cotidiano. Mas será que estamos falando corretamente? Vamos ver:

No popular se diz:

"Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro". Sendo que o correto é "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro".

Há também a famosa "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão". Enquanto o correto é "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão".

Além desses há o "Cor de burro quando foge". O correto é: "Corro de burro quando foge!". Outro que no popular todo mundo erra: "Quem tem boca vai a Roma". Mas a verdade é que "Quem tem boca vaia Roma" (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: "Esculpido em Carrara" (tipo de mármore).
Mais um famoso: "Quem não tem cão, caça com gato". O correto é: "Quem não tem cão, caça como gato". Ou seja, sozinho!

Vai dizer que você falava corretamente algum desses?