sexta-feira, 5 de junho de 2009

Festa Junina: Não precisa sair de casa para se divertir

Por: Ágata Cunha

Todo mundo adora os quitutes e as animações da Festa Junina. Porém, muitos acabam não aproveitando por não querer sair de casa. Que tal então reunir amigos e a família e todos se deliciarem e se divertirem em casa?

O ciclo das festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro. Para o evento ser tradicional, as comidas típicas são os "pratos principais" da comemoração. Dentre as comidas típicas destacam-se os doces, principalmente os de milho como canjica e a pamonha. A canjica pode ser de milho verde ou branco, e leva leite e açúcar. Opcionalmente pode-se acrescentar amendoim e leite-de-coco. Além disso, tem os famosos como o Arroz Doce, Bolo de Fubá, Cocada, Cuscuz, Pinhão, Pé-de-Moleque, entre várias outras delícias.

A decoração fica por conta de bandeirinhas coloridas e a fogueira, que caso esteja em um local espaçoso, sem perigo para as crianças, pode ser feita com madeiras. Ou se puder ter algum perigo, o melhor é montar com papel celofane e papel alumínio. Fica ótima e ninguém corre risco de se machucar. Assim como fogos e balões, que são perigosos e caso façam parte da brincadeira, devem ser feitos por adultos.

Para colorir ainda mais a festa, não esqueça do traje, que pode ser uma calça jeans, uma blusa xadrez, chapéu de palha, vestido ou saia rodada bem típica, e as famosas sardas pintadas nas bochechas ou até mesmo o bigodinho, todos feitos com lápis de olho.

Ao som de um arrasta pé, brinquem de quadrilha. Não precisa ensaiar. Só improvisar que a diversão é garantida. Outra que atrai pessoas de todas as idades é o Bingo. Compre um jogo e deixe um responsável por coordenar a brincadeira. Quem ganhar, leva um brinde pra casa. Caso os menores não queiram participar, faça com eles a brincadeira de Pular a Fogueira, onde eles se divertem para não se queimarem na fogueira feita de papel alumínio. Ou então, brinquem de Catar Amendoim, onde todas as crianças se divertem ao extremo. Cada criança deve apanhar, com uma colher, os amendoins colocados à sua frente, a uma certa distância, e leva-los para seu lugar, junto a linha de partida, um de cada vez. Vence quem primeiro reunir cinco grãos.

Caso prefira, faça uma festa em estilo americano, onde cada um leva um prato típico e os homens ficam responsáveis pelas bebidas como quentão, refrigerante e suco para as crianças, e o que mais agradar. O importante é todos se divertirem e reunir em casa os amigos para uma confraternização deliciosa.