quarta-feira, 6 de maio de 2009

Saiba como cuidar de seu animal: Veja algumas orientações em caso de acidente com o seu cão

Por: Ágata Cunha

Caso de atropelamento entre os animais cresce cada vez mais. Como os cães que vivem dentro de casa nem sempre estão acostumados ao trânsito, eles são atropelados com mais frequência do que se imagina. Se um dia isso acontecer com o seu bichinho, saiba como lidar seguindo dicas dos veterinários Zohair Saliem Sayegh e Mauro Anselmo Alves mostrando como o socorro deve ser feito: não mexa no cão nem toque nos ferimentos após o acidente; se não for possível esperar a chegada de um veterinário, espere até que o animal se acalme; leve o animal até um local seguro; coloque uma contenção adequada para prevenir mordidas, como focinheira; e aguarde o veterinário.

Saiba como lidar com traumas

Na maior parte das vezes, o tratamento para lesões causadas por atropelamentos e brigas é feito por meio de pequenas cirurgias, em que o animal precisa colocar pinos e placas no membro lesionado. O cuidado com alimentação e a recuperação dos movimentos do animal, no momento posterior à cirurgia, é fundamental e exige dedicação e paciência de seu dono.

Previna-se do acidente

Para que o animal não escape da coleira é importante que ele use a que seja mais adequada para o seu porte. Os produtos oferecidos no mercado atualmente são muito bons e dificilmente se rompem ou apresentam problemas. Então, o melhor a se fazer é comprar uma que seja direcionada ao seu tamanho e peso. Assim evitará transtornos futuros.

Como dar remédio ao seu cão

Você pode precisar dar remédio para dor após um acidente. Aprender a dar medicação via oral para o seu cachorro é um truque útil.

Líquidos: Diminua a apreensão do cachorro conversando com ele com calma e segurança. Passe o braço sob o pescoço do cachorro, segurando a garganta na dobra do seu braço. Veja se ele pode respirar sem problemas. Segure o corpo do cachorro contra o seu. Se necessário, faça uma focinheira frouxa de maneira que a boca abra apenas um pouco. Incline a cabeça do cachorro para trás, com cuidado. Puxe o lábio inferior para fazer uma bolsa. Usando um conta-gotas ou uma seringa plástica, coloque o líquido aos poucos nessa bolsa, esperando que cada porção seja engolida antes de dar mais um pouco. Massageie a garganta do cachorro para estimular o reflexo de engolir.

Comprimidos: Segure o cachorro. Diminua a apreensão do cachorro conversando com ele com calma e segurança. Segure a mandíbula superior do cachorro com uma mão por cima do focinho. Pressione os lábios do cão sobre os dentes superiores apertando com seu polegar em um lado e os outros dedos no outro, de maneira que os lábios do cachorro fiquem entre os dentes e seus dedos. Aperte com firmeza para forçar a boca a ficar aberta. Segure o remédio entre o polegar e o dedo médio da outra mão e coloque dentro da boca o mais fundo possível. Massageie a garganta do cachorro para estimular o reflexo de engolir. Um método alternativo é esconder o comprimido em um pedaço de salsicha, presunto ou outro petisco que o cachorro goste.