quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ano da França no Brasil: Começa o espetáculo no Rio de Janeiro

Por: Ágata Cunha

Lançado em dezembro passado pelos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Nicolas Sarkozy, o Ano da França no Brasil – França.Br começou oficialmente no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, às 20h. Um grandioso espetáculo, com entrada franca, na Lagoa Rodrigo de Freitas, deu início aos inúmeros eventos programados até o dia 15 de
novembro em todo o país.

Inédito no Brasil, o espetáculo pirotécnico criado pelo Groupe F é na verdade uma elaborada criação artística e temática, que utiliza elementos dramatúrgicos, coreografias e diversos efeitos para dar uma personalidade única a cada evento. Com duração de 30 minutos, o dobro do tempo da queima de fogos do Réveillon de Copacabana, a apresentação – cujo tema foi ‘O encontro da Água e do Fogo’ – reuniu um aparato técnico jamais apresentado no país.

Para ser visto perfeitamente de qualquer ponto da orla, foi montada uma estrutura tubular flutuante, em forma de ‘Y’ no centro da Lagoa, com mais de mil metros, além de quatro barcos espalhados em pontos estratégicos, de onde os fogos foram comandados à distância por computadores e GPS.

Também em comemoração, os Arcos da Lapa foram transformados em uma espécie de galeria de arte, com a montagem de uma exposição de fotos de grandes proporções ao ar livre. A mostra reúne fotos de rostos de mulheres do Morro da Providência, no Centro do Rio. O projeto, assinado pelo artista francês J.R., propõe o uso de espaços públicos como galerias para suas obras de arte.

Confira alguns eventos que acontecerão durante o ano

Diálogos Interurbanos no Rio de Janeiro - Projeto de forte cunho social de Heloísa Buarque de Holanda busca valorizar a transformação da arte da periferia em arte urbana de vanguarda. O objetivo é mostrar as trocas e intercâmbios que já acontecem entre França e Brasil através de uma ampla mostra de artes visuais, grafite, cinema, dança, exposição multimídia, entre outros. Acontecerá de setembro a novembro na Casa França-Brasil e também no entorno do centro carioca.

Station Brésil - Mais uma grande manifestação popular com valores de ingressos simbólicos por questões de segurança nas cinco capitais do Brasil. Artistas ascendentes da cena francesa e brasileira como Camille e Móveis Coloniais de Acaju e consagrados como Arthur H e Tom Zé e vários DJs num longo concerto em que tocam brasileiros e franceses que conviverão por todo o tempo. De 05 de junho a 30 de junho.

Cabaret das Utopias - Turnê de criação coletiva do Grupo Incognito, artistas pluridisciplinares do Teatro Nacional de Strasbourg. O desenvolvimento do espetáculo será mesclado com atores e músicos brasileiros para uma turnê inédita. De 01 de agosto a 30 de setembro.