quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fernando de Noronha: Paraíso brasileiro

Por: Ágata Cunha

Fernando de Noronha não é como outros lugares onde há vários pequenos destinos a serem visitados. Fernando de Noronha é o destino! Como diz o próprio hino do arquipélago, “Fernando de Noronha é um sonho do qual ninguém quer despertar”. Com uma belíssima paisagem, golfinhos e o tom azul turquesa do mar, o local é um dos lugares mais apreciados por brasileiros e turistas de todo o mundo.

O desafio desse paraíso tão procurado é garantir que tudo permaneça o mais intacto possível e, ao mesmo tempo, se mantenha aberto ao turismo, principal motor da economia local. Quase todas as pousadas já têm rede de internet sem fio (wi-fi) e, agora, há até faculdade (a distância, ligada à Universidade Federal de Pernambuco) no arquipélago. Junto com tais sinais de modernidade, severas medidas são adotadas para proteger as espécies marinhas - interdição das praias onde as tartarugas desovam, proibição de entrar no mar em áreas com presença de golfinhos e veto ao uso de protetor solar na praia da Atalaia.

O arquipélago é formado por 21 ilhas e ilhotas, a leste do estado do Rio Grande do Norte, e é exemplo de preservação ambiental. Ações executadas por ONG’S e Fundações, contribuem para o aprimoramento da política de conservação. Além de toda beleza, várias curiosidades atraem turistas como a Baía dos Golfinhos, que é o lugar de observação mais regular de golfinhos rotadores em todo o planeta. Além disso, o local é apropriado e encantador para mergulhos, afinal, o esporte pode ser feito numa profundidade de até 30 metros sem a necessidade de roupa apropriada.

Fernando de Noronha é sem dúvida o lugar perfeito para quem quer ficar em contato direto com a natureza, curtir um ótimo clima e ainda praticar vários esportes radicais como o surf, mergulho, trilhas, entre outros.

Preservação acima de tudo

Para visitar esse paraíso é necessário pagar um controle migratório, que nada mais é que uma taxa de preservação. A taxa é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. Varia de R$33,09 para um dia e chega até a R$2.732,91 com trinta dias.