quarta-feira, 6 de maio de 2009

Orquestra UERJazz Band: Música de boa qualidade formada por jovens artistas

Por: Marcelo Nogueira

Quem passa pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) numa tarde comum de quarta-feira, provavelmente não sabe que em uma das salas do Departamento Cultural ensaia uma orquestra de Jazz. Formada há quatro anos pelo Regente Isaias Ferreira, a UERJazz Band reúne jovens músicos com bastante experiência e força de vontade que têm como objetivo expandir os horizontes da música instrumental.

Com um repertório mesclando clássicos do Jazz Americano e música popular brasileira, a UERJazz Band já se apresentou em diversos eventos como UERJ pela Paz, UERJ sem Muros, IX Feira de Tecnologia e Ciência da UFRJ, além de ter sido convidada como principal atração em locais como Teatro Noel Rosa, Teatro Odylo Costa Filho,Sala Baden Powell, Centro Cultural da Light, Espaço Cultural Furnas e outros. Maxwell Nazário, 17 anos, e morador de Nova Iguaçu é o saxofonista da orquestra. O músico diz que o fato de residir longe do local de ensaio não o faz desanimar.

“O prazer de tocar com músicos de qualidade e a experiência que estou ganhando são os principais motivos que me fazem tocar aqui na orquestra”, diz o músico mais jovem da banda, que já se considera inserido profissionalmente na música por fazer parte de uma orquestra de Jazz. Para o baixista da orquestra, Rodrigo Ferreira, 26 anos, as pessoas têm que saber que a música instrumental existe, mas também ressalta que o mercado cultural não dá espaço para o estilo que a orquestra toca. “São pouquíssimos meios de comunicação que têm interesse em levar esse tipo de entretenimento às pessoas”, afirma o músico, fã de soul e funk americano que faz parte da orquestra desde 2005.

A valorização da música instrumental, principalmente no Rio de Janeiro, é algo bastante raro e para conseguir um pouco de espaço em uma sociedade culturalmente acostumada a ouvir o que toca nas rádios populares, Gabriel Novotny, 27 anos, guitarrista da UERJazz Band diz que existe público para o tipo de trabalho elaborado pela orquestra, mas falta uma ligação entre artista e ouvintes. “A orquestra tem que ir para onde está o povo, nas praças, nos centros, ir de encontro às pessoas”, diz o guitarrista que considera a UERJazz Band uma escola, já que é a primeira vez que o músico, toca com uma formação voltada para a música instrumental e o Jazz.

Com a simpatia do Regente Isaias Ferreira e a qualidade de seus excelentes músicos, a UERJazz Band, que se apresenta todo mês no Hall dos Elevadores do próprio campus da UERJ, no Maracanã, tocará nesse mesmo local no próximo dia 6 de maio, às 18 horas, com o intuito de divulgar a orquestra e apresentar seus jovens talentos que encantam os ouvidos de quem os assiste. Para quem é amante de jazz e música popular instrumental e ficou curioso para conhecer a UERJazz Band é só ir lá conferir. O show é gratuito e todos estão convidados.