quinta-feira, 2 de abril de 2009

Praia do Jacaré imortaliza o sol na Paraíba

Por: Michele Rangel

Uma viagem inesquecível se faz às margens do Rio Paraíba – que nasce nas regiões dos Caririns Velho, chegando ao encontro do mar, num belíssimo espetáculo, a 10km do centro de João Pessoa, na Paraíba. Mas, para complementar esta beleza, a natureza revela um show com seu astro maior; o sol. O pôr-do-sol na Praia Fluvial do Jacaré, na cidade de Cabedelo, é vislumbrado por mais de dez anos, por inúmeros turistas de toda parte do mundo. Além da belíssima coloração, em todas as suas nuances, do encontro do sol com o rio, existe uma surpresa por ali. O espetáculo é regido por música clássica; o Bolero de Ravel, de Maurice Ravel, que reverencia ao sol e a todos os mortais presentes neste estonteante cenário.

O entorno da praia é composto por inúmeros barzinhos que vendem todos os quitutes esperados pelo turista que vai ao nordeste: camarão, carangueijo, lagostas e tudo mais. No outro lado são encontradas as barraquinhas de artesanato local - para a garantia de que as lembrancinhas sejam levadas para os que não puderam ali estar -, e as tradicionais e deliciosas tapiocas são vendidas, ao gosto do freguês. Ainda existem as marinas onde os turistas podem alugar barcos e caiaques, para um passeio pelo rio e um píer abandonado onde acontecem alguns shows de música.

A tarde vai caindo e a espera se finda; todos com máquinas de fotografar nas mãos para emoldurar o grandioso espetáculo. O sol chega de mansinho, assim como os jangadeiros a tocarem 17 minutos do Bolero de Ravel. É um momento mágico, em um lugar exótico, onde olhos e ouvidos se embriagam de sentido! É um momento de reflexão para uns, de descontração para outros – aqueles minutos que pensamos e repensamos nossa existência ou até aquele momento em que se permite tudo esquecer! Música e natureza presenteando a todos, que ainda passam estes momentos se deliciando com a culinária regional. Vale lembrar, que por ali também serão encontrados o aconchego e simpatia do povo nordestino, que têm prazer em receber o turista e mostrar sua cultura e a beleza natural de sua terra. Imperdível!