quinta-feira, 2 de abril de 2009

Musicalidade e gingado carioca


Por: Ágata Cunha


Filha de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano, Maria Rita firmou-se no mercado com um nome próprio e não por ser filha de quem é. Em seu repertório, originalidade e uma voz estonteante chamam atenção de um público cada vez mais assíduo. Formada em comunicação social e estudos latino-americanos nos EUA, sua interpretação parece mais de uma formada em artes cênicas, já que reflete tanto a emoção de cada canção apresentada. De tanto dizerem que ela precisava cantar, aos 24 anos ela começou sua carreira afirmando que não foi tarde para isso. E hoje, com certeza, vemos que não foi. Confira um pouco mais sobre Maria Rita:

Epa Jornal: Antes mesmo de lançar o primeiro CD, você foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Como foi o seu início?
Maria Rita:
Meu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título e que foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países. Então começou tudo mais que perfeitamente bem.

EJ: Como são feitas suas participações especiais em grandes shows?
MR:
Em setembro de 2005, chegou às lojas o meu novo trabalho "Segundo". Houve também o lançamento do primeiro single, que foi "Caminho das águas". Juntamente com a pré-venda do CD em lojas online, foi feita a "venda digital" do single. Neste último caso, uma novidade no mercado brasileiro de discos: foram tantos downloads que houve congestionamento já na data de lançamento. Com isso, meu novo CD rendeu uma extensa turnê no Brasil, participações especiais em diversos CDs nacionais ("Forró pras crianças" e "100 anos de frevo"), shows nacionais (Arlindo Cruz, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e Mart’nália) e internacionais (Jamie Cullum, Mercedes Sosa e Jorge Drexler).

EJ: Quais as premiações que já recebeu e como tem sido o reconhecimento do público?
MR:
Alcancei no Brasil (um mercado tido como em crise, ameaçado pela pirataria), Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante. Em Portugal, CD de Platina. Consegui isso tudo após 160 shows completamente lotados ao longo de 18 meses. O reconhecimento foi de público e de crítica. Venci prêmios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); Prêmio Faz a Diferença (oferecido pelo jornal "O Globo"); o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow e os do Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público.

Em 2007 lancei o meu terceiro CD "Samba Meu", produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido por mim. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Em abril do ano passado, a ABPD concedeu o Disco de Platina a "Samba Meu" pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD. Isso mostra o reconhecimento dos meus fãs e me motiva cada dia mais para novos trabalhos.