quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ortodontia: Especialista apresenta a melhor forma de tratar seus dentes

Por: Ágata Cunha

O sorriso é sempre a "porta de entrada" do nosso visual. Para mantê-lo sempre saudável é necessário ter alguns cuidados e um bom dentista. A ortodontia é a especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Visando esses benefícios, várias empresas oferecem ortodontia especializada como a clínica Orthodôntica.

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Crianças a partir de oito anos, já podem fazer uma avaliação. Para a utilização de aparelhos, a idade ideal varia entre 11 e 12 anos para meninas e meninos, respectivamente. Fora isso, na idade adulta, qualquer pessoa pode utilizar de tratamentos ortodônticos.

O tratamento pode ser indicado nos seguintes problemas:

Sobremordida - algumas vezes chamada de "dentes salientes" acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.

Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Além de todo tipo de tratamento bucal, a Orthodôntica tem apresentado como última novidade os mini parafusos ortodônticos, que segundo o profissional Alexandre Andrade, são dispositivos que instalam na boca e que permitem que sejam realizados movimentos complexos facilitando o tratamento. "O tratamento se torna mais fácil e tem melhores resultados, onde com a técnica antiga não seriam obtidos", garante o dentista.

Para saber a melhor forma de tratar a saúde dos seus dentes, consulte a Orthodôntica, localizada na Rua Conde de Bonfim, 99, sala 704, na Tijuca. Marque uma hora pelo telefone 3872-1388.