quinta-feira, 2 de abril de 2009

Paladar do nosso bairro: Boas opções gastronômicas não faltam na redondeza

Por: Marcelo Nogueira

Tijuca, Grajaú, Andaraí, Vila Isabel e vários outros bairros da Zona Norte possuem muitas opções de dar água na boca! São restaurantes para todos os gostos que incluem carnes, comida italiana, japonesas, petiscos, entre muitos outros.

Na Tijuca temos o Otto que além de um cardápio com salsichão alemão, costelinhas e joelho de porco; tem o festival de Palmito, que já tornou tradicional no bairro; e a maior carta de vinhos do Rio de Janeiro. Já o Saltimbocca, do mesmo dono do Otto e também na Tijuca, oferece comida italiana com muita massa e vinho, em um ambiente agradável e bem convidativo.


No Grajaú um dos grandes destaques é o restaurante Amarelinho, que reúne uma grande variedade de massas, frangos, carnes, churrasco, pizzas, peixes, saladas e sopas, além do tradicional Rodízio de Petiscos, que acontece todos os dias, a partir das 18h. Os principais aperitivos servidos no rodízio são gurjões de frango e peixe, batata frita, linguiça calabresa, coração de frango, camarões ao alho e óleo, carne seca com aipim, ovos de codorna, manjubinha, pastéis de queijo, frango a passarinho, pão de alho, lula ao vinagrete, aipim frito e muito mais.

Em Vila Isabel, o point é o Planeta do Chopp, uma das melhores chopperias do Rio de Janeiro. Com um cardápio farto, as principais opções são as casquinhas de siri, o caldinho de feijão, os bolinhos e pastéis, o polvo no espeto, e os mais de 40 tipos de petiscos.

Especializado em comida italiana e sendo admirado pelo rodízio de pizzas, o Restaurante da Vinci, na São Francisco Xavier, oferece mais de 25 sabores, entre elas salgadas e doces, todos os dias. Para completar, as sobremesas dão água na boca, como o famoso Tiramissu, um dos doces mais conhecidos e apreciados da cozinha italiana.

Uma das melhores comidas orientais da região, indicado pelo Guia do Paladar, o Café Contemporâneo, na Rua Ibituruna, é um ambiente novo, mas já proporciona um grande charme a região. O local oferece também pratos à la carte e petiscos com chopp. No sábado é possível ainda saborear um buffet a quilo bem farto e com muitas variedades.

Agora, ao falar em pizzas, não podemos esquecer a Parmê e a Pizza & Grill, que se tornaram pontos de encontros de jovens e adultos que querem reunir amizade, diversão e muitos sabores desse prato tão apreciado.

Não dá para apontar todos os bons pontos do bairro, mas se está com vontade de sair a noite para curtir um clima agradável e comer algo diferente e ainda não se decidiu por onde, dê uma passada na Praça Varnhagen. Lá, opção é o que não falta! Buxixo, Só Kana, Garota da Tijuca, são só alguns dos mais de dez exemplos. Só chegar e aproveitar!