quinta-feira, 9 de abril de 2009

Confira algumas receitas para o Dia das Mães

Penne com creme de leite temperado

Ingredientes:
250 g de penne
3 colheres (chá) de sal

Molho:
1 xícara (chá) de ervilha fresca congelada
200 g de presunto picado
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com 2,5 litros de água e sal. Assim que ferver, junte o macarrão e cozinhe por 10 minutos, ou até ficar al dente. Enquanto isso, coloque numa panela 1 xícara (chá) de água e leve ao fogo por 3 minutos, ou até ferver. Junte a ervilha e deixe por 2 minutos, ou até descongelar e ficar macia. Retire do fogo, escorra a água e coloque a ervilha numa tigela. Retire o macarrão do fogo, escorra a água e reserve. Adicione a tigela com a ervilha, o presunto, o creme de leite, o queijo ralado, o sal e a pimenta-do-reino e misture. Despeje o creme sobre o macarrão bem quente e sirva.


Rosbife recheado com ervas e queijo

Ingredientes:
1 kg de filé mignon só a parte central
1 maço de manjericão picado
200 g de nozinhos de mussarela de búfula
1 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino moída na hora
molho de cereja e champanhe
250 g de cerejas congeladas ou frescas
1 xícara (chá) de champanhe
2 colheres (sopa) de mel
pimenta-da-jamaica moída a gostosal

Modo de Preparo:
Lave a carne, seque com toalha de papel e faça um corte no meio no sentido do comprimento sem separar. Abra-a em uma superfície lisa e distribua o manjericão e a mussarela. Amarre a carne com um barbante próprio para culinária. Tempere a carne com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, o sal e pimenta-do-reino. Embrulhe-a em um filme plástico e deixe tomar gosto por 2 horas na geladeira. Leve ao fogo uma panela de fundo grosso com o azeite de oliva restante até ficar bem quente. Coloque a carne e frite por 10 minutos, ou até dourar. Retire do fogo e disponha em uma travessa. Retire o barbante e fatie em tiras finas.

Sirva com molho de cereja com champanhe. Bata no processador 250 g de cerejas congeladas ou frescas (se for fresca, retire as sementes), 1 xícara (chá) de champanhe, 2 colheres (sopa) de mel e pimenta-da-jamaica moída a gosto, até obter um purê. Transfira para uma panela e leve ao fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar, acerte o sal e retire do fogo.


Pavê de maracujá ao leite

Ingredientes:
20 biscoitos champagne
1 xícara (chá) de leite gelado
1 colher (sopa) de conhaque
1 caixinha de leite condensado gelado
1 caixinha de creme de leite gelado
1 xícara (chá) de suco de maracujá gelado
1/2 xícara (chá) de polpa de maracujá gelada
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:
Parta os biscoitos champanhe ao meio e reseve. Em uma tigela, coloque o leite e o conhaque e misture bem. Passe os biscoitos pelo leite e distribua-os uniformemente em 7 taças individuais. Reserve. Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá e bata até obter um creme homogêneo e encorpado. Em seguida, despeje o creme sobre os biscoitos e reserve. Em uma tigela pequena, coloque a polpa de maracujá, o açúcar e misture bem até dissolver. Despeje a polpa sobre o creme e sirva. Se preferir, decore com folhas de hortelã.

Fonte: Revista Água na Boca

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Epa Jornal - Abril de 2009

Veja abaixo as matérias que sairam na publicação desse mês de abril no Epa Jornal. Inclusive a entrevista com Maria Rita, capa da edição. Para visualizar todo o jornal em PDF, acesse: http://www.epacomunicacao.com.br/jornal/pdf/abril.pdf

Paixão de Cristo: Quarenta e dois anos de história e fé

Por: Ágata Cunha

Em 41 anos de temporadas ininterruptas realizadas na cidade-teatro de Nova Jerusalém, mais de 2,5 milhões de pessoas já assistiram e aprovaram o mega-espetáculo da Paixão de Cristo. A temporada que assinala o 42º ano do maior e mais famoso espetáculo sacro do Brasil, tem a expectativa de receber cerca de 70 mil pessoas. Esse ano, os atores Murilo Rosa, Oscar Magrini e Emanuelle Araújo integram o elenco vivendo personagens bíblicos como Jesus, Pôncio Pilatos e Madalena, respectivamente.

As novidades ainda ficam por conta da utilização de um novo sistema de som, os novos efeitos especiais e a renovação das 800 peças que compõem o figurino e adereços, além das melhorias no sistema de iluminação cênica e um detalhe que o diferencia ainda mais: o espetáculo ganhou mais um dia, então será encenado de 3 a 12 de abril.


Além de 50 atores, cerca de 500 figurantes participam da peça teatral a céu aberto para contar a história dos últimos dias de Jesus na Terra. Para melhorar ainda mais a encenação, mais pedras serão colocadas para preservar a preparação do local, principalmente onde acontece a cena do sermão da montanha.

Além disso, a temporada terá um espetáculo a mais, tendo início na sexta-feira, 3 de abril, com a estréia dedicada especificamente às pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Para isso haverá limitação no número de ingressos postos à venda, a fim de que haja bastante espaço livre para melhor acomodação desse público. Também serão disponibilizadas cadeiras de rodas para aqueles que necessitarem desse tipo de apoio.

Na temporada de 2008, quando foram comemorado os 41 anos da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém o público alcançou o recorde de 72 mil pessoas, provenientes de 23 estados brasileiros e de 11 países. Informações: www.novajerusalem.com.br.

Paladar do nosso bairro: Boas opções gastronômicas não faltam na redondeza

Por: Marcelo Nogueira

Tijuca, Grajaú, Andaraí, Vila Isabel e vários outros bairros da Zona Norte possuem muitas opções de dar água na boca! São restaurantes para todos os gostos que incluem carnes, comida italiana, japonesas, petiscos, entre muitos outros.

Na Tijuca temos o Otto que além de um cardápio com salsichão alemão, costelinhas e joelho de porco; tem o festival de Palmito, que já tornou tradicional no bairro; e a maior carta de vinhos do Rio de Janeiro. Já o Saltimbocca, do mesmo dono do Otto e também na Tijuca, oferece comida italiana com muita massa e vinho, em um ambiente agradável e bem convidativo.


No Grajaú um dos grandes destaques é o restaurante Amarelinho, que reúne uma grande variedade de massas, frangos, carnes, churrasco, pizzas, peixes, saladas e sopas, além do tradicional Rodízio de Petiscos, que acontece todos os dias, a partir das 18h. Os principais aperitivos servidos no rodízio são gurjões de frango e peixe, batata frita, linguiça calabresa, coração de frango, camarões ao alho e óleo, carne seca com aipim, ovos de codorna, manjubinha, pastéis de queijo, frango a passarinho, pão de alho, lula ao vinagrete, aipim frito e muito mais.

Em Vila Isabel, o point é o Planeta do Chopp, uma das melhores chopperias do Rio de Janeiro. Com um cardápio farto, as principais opções são as casquinhas de siri, o caldinho de feijão, os bolinhos e pastéis, o polvo no espeto, e os mais de 40 tipos de petiscos.

Especializado em comida italiana e sendo admirado pelo rodízio de pizzas, o Restaurante da Vinci, na São Francisco Xavier, oferece mais de 25 sabores, entre elas salgadas e doces, todos os dias. Para completar, as sobremesas dão água na boca, como o famoso Tiramissu, um dos doces mais conhecidos e apreciados da cozinha italiana.

Uma das melhores comidas orientais da região, indicado pelo Guia do Paladar, o Café Contemporâneo, na Rua Ibituruna, é um ambiente novo, mas já proporciona um grande charme a região. O local oferece também pratos à la carte e petiscos com chopp. No sábado é possível ainda saborear um buffet a quilo bem farto e com muitas variedades.

Agora, ao falar em pizzas, não podemos esquecer a Parmê e a Pizza & Grill, que se tornaram pontos de encontros de jovens e adultos que querem reunir amizade, diversão e muitos sabores desse prato tão apreciado.

Não dá para apontar todos os bons pontos do bairro, mas se está com vontade de sair a noite para curtir um clima agradável e comer algo diferente e ainda não se decidiu por onde, dê uma passada na Praça Varnhagen. Lá, opção é o que não falta! Buxixo, Só Kana, Garota da Tijuca, são só alguns dos mais de dez exemplos. Só chegar e aproveitar!

Rio 2016: Campanha se fortifica por todo mundo


Por: Ágata Cunha

O projeto do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi apresentado no último mês. A capital fluminense é uma das quatro cidades finalistas na disputa para ser sede da Olimpíada. Segundo o documento, já entregue ao Comitê Olímpico Internacional, o Rio já conta com 74% das instalações esportivas exigidas para a competição e precisará construir apenas os 26% restantes.

Entre as ações previstas para a cidade estão a preservação da Floresta da Tijuca, com o plantio de 24 milhões de árvores até 2016, a reforma completa e a ampliação da capacidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim para 25 milhões de passageiros por ano e a revitalização do sistema de transporte público.

O projeto para a área de transportes destaca o chamado anel de transporte de alta capacidade, que irá interligar os sistemas rodoviário, metroviário e ferroviário. Também está prevista a revitalização das linhas de metrô e trem, além da instalação de três sistemas de bus rapid transit, que promete oferecer um serviço de ônibus melhor do que o dos coletivos normais.

No que se refere ao aspecto político-econômico, o relatório destaca o apoio dado pelas três esferas governamentais e pela população à candidatura do Rio e cita, como um trunfo, a atual situação econômica do país, que, de acordo com o documento, passa por um "bom momento". Na parte de segurança, o dossiê Rio 2016 informa que pretende prosseguir com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

O relatório aposta ainda na experiência acumulada com os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e nas instalações construídas para aquela competição, que serão integralmente aproveitadas para a Olimpíada.

Entre as novas instalações que deverão ser construídas estão um centro olímpico de treinamento, com capacidade para receber atletas de 22 esportes olímpicos, e um parque de esportes radicais no bairro de Deodoro, na zona norte da cidade.

Estima-se que sejam gerados 65 mil empregos nas áreas de evento, turismo e operação das instalações olímpicas. Quase 50 mil pessoas também deve ser qualificadas para os Jogos Rio 2016.

O Rio concorre com as cidades de Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Chicago (Estados Unidos). A cidade selecionada para sediar os Jogos será anunciada em 2 de outubro deste ano.

Campanha nos Estados Unidos - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse em Denver (EUA), que "o clima da campanha para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016 é de vitória". Ele fez a afirmação na Sportaccord 2009, a maior feira esportiva internacional, onde as quatro cidades candidatas (Rio, Chicago, Madri e Tóquio) fizeram apresentações de suas candidaturas aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI). A escolha final será em 2 de outubro.

O governador destacou que o projeto do Rio garante toda a infraestrutura necessária aos Jogos e que estará pronto para entrar em prática logo que sair o resultado.

Praia do Jacaré imortaliza o sol na Paraíba

Por: Michele Rangel

Uma viagem inesquecível se faz às margens do Rio Paraíba – que nasce nas regiões dos Caririns Velho, chegando ao encontro do mar, num belíssimo espetáculo, a 10km do centro de João Pessoa, na Paraíba. Mas, para complementar esta beleza, a natureza revela um show com seu astro maior; o sol. O pôr-do-sol na Praia Fluvial do Jacaré, na cidade de Cabedelo, é vislumbrado por mais de dez anos, por inúmeros turistas de toda parte do mundo. Além da belíssima coloração, em todas as suas nuances, do encontro do sol com o rio, existe uma surpresa por ali. O espetáculo é regido por música clássica; o Bolero de Ravel, de Maurice Ravel, que reverencia ao sol e a todos os mortais presentes neste estonteante cenário.

O entorno da praia é composto por inúmeros barzinhos que vendem todos os quitutes esperados pelo turista que vai ao nordeste: camarão, carangueijo, lagostas e tudo mais. No outro lado são encontradas as barraquinhas de artesanato local - para a garantia de que as lembrancinhas sejam levadas para os que não puderam ali estar -, e as tradicionais e deliciosas tapiocas são vendidas, ao gosto do freguês. Ainda existem as marinas onde os turistas podem alugar barcos e caiaques, para um passeio pelo rio e um píer abandonado onde acontecem alguns shows de música.

A tarde vai caindo e a espera se finda; todos com máquinas de fotografar nas mãos para emoldurar o grandioso espetáculo. O sol chega de mansinho, assim como os jangadeiros a tocarem 17 minutos do Bolero de Ravel. É um momento mágico, em um lugar exótico, onde olhos e ouvidos se embriagam de sentido! É um momento de reflexão para uns, de descontração para outros – aqueles minutos que pensamos e repensamos nossa existência ou até aquele momento em que se permite tudo esquecer! Música e natureza presenteando a todos, que ainda passam estes momentos se deliciando com a culinária regional. Vale lembrar, que por ali também serão encontrados o aconchego e simpatia do povo nordestino, que têm prazer em receber o turista e mostrar sua cultura e a beleza natural de sua terra. Imperdível!

Vip Clinique: Comece o Outono mantendo a beleza de seu corpo

Por: Ágata Cunha

A melhor estação do ano acabou. Mas para que ainda dê tempo de você ter um belo corpo para expor, a Vip Clinique oferece diversos tratamentos e dicas de profissionais para ajudar na modelagem.

A clínica oferece tratamentos com resultados rápidos e bem satisfatórios. Inclusive para as gordurinhas localizadas. "A mesoterapia, por exemplo, é bastante vendida. Consiste em um tratamento feito por uma dermatologista com uma combinação de produtos lipódicos injetados na camada superficial, dissolvendo a gordura. Combinada a drenagem linfática, é possível perder o excesso de gorduras e toxinas pela urina", afirma Rebeca Lemos, consultora de estética da Vip Clinique.

Além desses, há o Vitta Hiperemim com hidrolipo, tratamento especifico para perda de medidas rápidas com um resultado duradouro. "Para quem está querendo tonificar e modelar o corpo, este é o tratameno perfeito!", acrescenta. Outra novidade é a Carboxiterapia com drenagem linfática, que estimula a microcirculação periférica, hidrata a pele e melhora o seu aspecto oxigenando toda a área que está sendo tratada.

A primeira avaliação estética da Vip Clinique é totalmente gratuita e sua prescrição é personalizada. "Saliento que além de todo tratamento estético é muito importante ter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos regularmente. Só assim poderá ter o resultado que deseja", enfatiza Rebeca que destaca ainda que a Vip Clinique tem uma nutricionista para acompanhar todos os casos e orientar da melhor forma cada paciente.

Bronzeamento artificial – Para quem quer aproveitar para ficar bronzeada em qualquer estação do ano, a Vip Clinique oferece o bronzeamento artificial que deixa uma cor bonita na pele, não descasca e não tem o risco de ter queimaduras.

"Se você quer conquistar uma cor uniforme e invejável, é importante ir escurecendo a pele um pouco a cada dia. O melhor de não se expor demasiadamente ao sol é que não traz nenhum tipo de risco à pele, como o câncer de pele, por exemplo. O resultado é surpreendente", garante a consultora.

Marque uma visita e conheça todos os diferenciais que a Vip Clinique oferece. Na Tijuca, a empresa fica na Rua Guapiara, 12 – Telefone: 3872-4354. Na Barra: Av. Olegário Maciel, 130, lojas A B. Telefone: 3419-7313.

Wal Cabelereiros: O salão que realiza sonhos para as princesas

Por: Ágata Cunha

Se sua filha já é super vaidosa e leva a boa aparência a sério, que tal presenteá-la com um dia de beleza regado de muita animação e diversão, além de o ponto forte que nenhuma menina fica sem: suas amigas.

O salão Wal Cabeleireiros, localizado na Tijuca, proporciona tudo isso! O empreendimento oferece pacote para as meninas de cinco a 12 anos, aproximadamente, que quiserem comemorar seu aniversário se embelezando. O espaço possui ótimos profissionais que garantem a beleza de sua filha e de todas as suas acompanhantes com hidratação capilar, penteados, escova, unhas decoradas, maquiagens, acessórios para cabelo, tatuagens removíveis e muito mais.

No pacote de aniversário ainda está incluso bolo, ambiente refrigerado e decorado, pipoca, refrigerante, doces e buffet com quatro tipos de salgados, mini pizza e cachorro-quente. Além de entretenimentos como vídeo game, karaokê, músicas e os opcionais: mesa de guloseimas e saquinho surpresa com itens de beleza.

Cerca de vinte amiguinhas podem participar desta "bela" brincadeira. Enquanto isso, os pais podem ficar em uma sala reservada onde também são servidos com buffet. Ao final, os pequenos mostram o resultado no tapete vermelho, com um inusitado desfile. Além de um enorme espaço onde todas as crianças podem se divertir à vontade, o Wal Cabeleireiros possui estacionamento privativo para a comodidade dos responsáveis.

Para os pais que quiserem dar para suas filhas esse "sonho de consumo" de toda menina, podem consultar no salão como fazer o pacote. O evento pode ser realizado aos domingos, preferencialmente na parte da tarde, trazendo toda disponibilidade e exclusividade para a aniversariante e seus acompanhantes, fazendo com que o dia seja ainda mais inesquecível.

Wal Cabeleireiros
Rua Pareto, 17, Tijuca
Telefones: 2567-0880 ou 2567-6812
walcabeleireiros@yahoo.com.br
Ou ainda no orkut: Wal Cabeleireiros.

Musicalidade e gingado carioca


Por: Ágata Cunha


Filha de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano, Maria Rita firmou-se no mercado com um nome próprio e não por ser filha de quem é. Em seu repertório, originalidade e uma voz estonteante chamam atenção de um público cada vez mais assíduo. Formada em comunicação social e estudos latino-americanos nos EUA, sua interpretação parece mais de uma formada em artes cênicas, já que reflete tanto a emoção de cada canção apresentada. De tanto dizerem que ela precisava cantar, aos 24 anos ela começou sua carreira afirmando que não foi tarde para isso. E hoje, com certeza, vemos que não foi. Confira um pouco mais sobre Maria Rita:

Epa Jornal: Antes mesmo de lançar o primeiro CD, você foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Como foi o seu início?
Maria Rita:
Meu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003, vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título e que foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países. Então começou tudo mais que perfeitamente bem.

EJ: Como são feitas suas participações especiais em grandes shows?
MR:
Em setembro de 2005, chegou às lojas o meu novo trabalho "Segundo". Houve também o lançamento do primeiro single, que foi "Caminho das águas". Juntamente com a pré-venda do CD em lojas online, foi feita a "venda digital" do single. Neste último caso, uma novidade no mercado brasileiro de discos: foram tantos downloads que houve congestionamento já na data de lançamento. Com isso, meu novo CD rendeu uma extensa turnê no Brasil, participações especiais em diversos CDs nacionais ("Forró pras crianças" e "100 anos de frevo"), shows nacionais (Arlindo Cruz, O Rappa, Os Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e Mart’nália) e internacionais (Jamie Cullum, Mercedes Sosa e Jorge Drexler).

EJ: Quais as premiações que já recebeu e como tem sido o reconhecimento do público?
MR:
Alcancei no Brasil (um mercado tido como em crise, ameaçado pela pirataria), Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante. Em Portugal, CD de Platina. Consegui isso tudo após 160 shows completamente lotados ao longo de 18 meses. O reconhecimento foi de público e de crítica. Venci prêmios importantíssimos em 2004: Grammy Latino nas categorias Revelação do Ano, Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção em Português ("A festa"); Prêmio Faz a Diferença (oferecido pelo jornal "O Globo"); o troféu da categoria Melhor Cantora do Prêmio Multishow e os do Prêmio Tim nas categorias Revelação e Escolha do Público.

Em 2007 lancei o meu terceiro CD "Samba Meu", produzido por Leandro Sapucahy e co-produzido por mim. O CD teve lançamento simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido. Em abril do ano passado, a ABPD concedeu o Disco de Platina a "Samba Meu" pelas mais de 125 mil cópias vendidas do CD. Isso mostra o reconhecimento dos meus fãs e me motiva cada dia mais para novos trabalhos.

Mal de Alzheimer

Por: Dra. Lygia Bevilaqua Reis

É uma doença do cérebro, degenerativa, progressiva, com início geralmente após os 65 anos de idade, que causa a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, afeta áreas de linguagem e produz alterações de comportamento. Até o momento, é incurável e terminal.

Foi descrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome.

As causas ainda não são conhecidas. Sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns aspectos para o desenvolvimento da doença são:

- Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, com a acetilcolina e noradrenalina.
- Aspectos ambientais: exposição ou intoxicação por alumínio e manganês.
- Aspectos infecciosos: infecções cerebrais e medula espinhal.
- Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditárias.

Sintomas

Na fase inicial, a pessoa mostra-se pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em certos momentos, às vezes, ocorre descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e perda da autonomia para as atividades da vida diária.

Na fase intermediária necessita de maior ajuda para executar tarefas de rotina, pode não reconhecer seus familiares, incontinência urinária e fecal, torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato. Precisa de ajuda para se vestir, comer, tomar banho, tomar medicamentos. Pode ter comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiança, impaciência e até agressividade, ou depressão, regressão e apatia.

No período final da doença, há perda de peso mesmo com dieta adequada, dependência completa. Torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diária e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentração.

Pode ter reações a medicamentos, infecções bacterianas e problemas renais. A causa da morte geralmente não tem relação com a doença, e sim com fatores relacionados com a idade.
Diagnóstico

Não há nenhum exame que permita diagnosticar a doença. Portanto, o diagnóstico se faz por exclusão de outras causas de demência, pela análise historial do paciente, sangue, tomografia ou ressonância.

Tratamento

Não existe cura conhecida para a doença, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela sua condição. Algumas drogas são úteis no início da doença, portanto é importante observar os sintomas iniciais, como esquecimento do caminho de casa ou não se lembrar de um fato que aconteceu.
O tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, produz uma melhora na memória, torna mais compreensível as mudanças que vão ocorrer na pessoa e melhora a convivência com o doente.

A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que estão próximas. A família deve ser preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, com supervisão sócio-familiar, cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.

Prevenção

Não parece haver provas de medidas de prevenção com bons resultados. Alguns estudos relatam diminuição do risco de Alzheimer, como:

• Fruta e vegetais, pão, trigo e outros cereais, azeite, peixe e vinho tinto.
• Vitaminas B12, B3, C ou B6.
• Açafrão
• Uso prolongado de anti-inflamatórios não esteróides
• Atividades intelectuais como ler, jogar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), palavras cruzadas.
• Tocar instrumentos musicais, ou socialização regular pode atrasar o inicio da doença.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Ortodontia: Especialista apresenta a melhor forma de tratar seus dentes

Por: Ágata Cunha

O sorriso é sempre a "porta de entrada" do nosso visual. Para mantê-lo sempre saudável é necessário ter alguns cuidados e um bom dentista. A ortodontia é a especialidade que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Visando esses benefícios, várias empresas oferecem ortodontia especializada como a clínica Orthodôntica.

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Crianças a partir de oito anos, já podem fazer uma avaliação. Para a utilização de aparelhos, a idade ideal varia entre 11 e 12 anos para meninas e meninos, respectivamente. Fora isso, na idade adulta, qualquer pessoa pode utilizar de tratamentos ortodônticos.

O tratamento pode ser indicado nos seguintes problemas:

Sobremordida - algumas vezes chamada de "dentes salientes" acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.

Mordida cruzada anterior - uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

Mordida cruzada - ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

Mordida aberta - espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio de linha mediana - ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Diastema - falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Apinhamento - ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Além de todo tipo de tratamento bucal, a Orthodôntica tem apresentado como última novidade os mini parafusos ortodônticos, que segundo o profissional Alexandre Andrade, são dispositivos que instalam na boca e que permitem que sejam realizados movimentos complexos facilitando o tratamento. "O tratamento se torna mais fácil e tem melhores resultados, onde com a técnica antiga não seriam obtidos", garante o dentista.

Para saber a melhor forma de tratar a saúde dos seus dentes, consulte a Orthodôntica, localizada na Rua Conde de Bonfim, 99, sala 704, na Tijuca. Marque uma hora pelo telefone 3872-1388.

Steven Harper: O rei do sapateado

Por: Magda Lenard

Steven Harper, um inovador no sapateado brasileiro, nasceu nos EUA. Formado em Nova York, trabalhou com Lillo Way Dance Company (dança contemporânea, 1985), Clarence Teeters (Modern-Jazz em 1986), Fred Benjamin (jazz em 1986), com o musical My One and Only (tour da Costa Leste em 1986) e com a companhia Balletap America (1987).


Ele reside no Rio de Janeiro desde 1991 e projetou-se pelo seu trabalho com o contrabaixista Bruce Henry no espetáculo "Jungle Tap" que foi apresentado em teatros de todo o Brasil e também na Europa. Sapateador, professor, pesquisador e coreógrafo, representante da Internacional Tap Association, Steven Harper é um dos maiores incentivadores da arte do sapateado no nosso país. Conheça um pouco mais:

Epa Jornal: Quando começou sua relação com o sapateado?
Steven Harper:
Começou em 1984, quando me mudei para Nova Iorque para estudar dança. Queria fazer musicais. Na época o sapateado era mais uma disciplina no meu currículo de estudos: eu passava o dia na academia "Steps on Broadway"fazendo aulas de ballet, jazz, dança, teatro moderno, canto e sapateado. Aos poucos o sapateado foi tomando mais espaço. Eu me identifiquei logo com essa arte onde os pés criam sua própria trilha sonora. Virei "sapateador".

EJ: Como foi o festival Tap In Rio no final de janeiro agora?
SH:
O Festival completou este ano sua 8ª edição e essa foi a melhor que tivemos até hoje. Estávamos ansiosos porque a cada dia a mídia martela que estamos em crise. Achávamos que o festival ia sofrer por causa disso, mas o que tivemos foi um crescimento no número de alunos e na quantidade de aula que cada um deles fez. O resultado financeiro também foi ótimo. Estamos felizes e já pensando em aperfeiçoar a estrutura administrativa do festival para melhor receber os participantes em 2010.

EJ: Fale-nos sobre as aulas de sapateado:
SH:
Eu coordeno o ensino de sapateado no Centro de Artes Nós da Dança em Copacabana (www.nosdadanca.com.br). Temos seis turmas, de todas as idades e níveis de aprendizado. Estabeleci ainda a metodologia de ensino na academia Pulsarte em São Paulo. Eu viajo também muito pelo Brasil dando aulas e fazendo espetáculos: orgulho-me em dizer que, dos 26 estados do país, já fui para 23. Isso mostra o interesse dos brasileiros pelo sapateado.

EJ: Quais são seus projetos para este ano?
SH:
Tenho muito projetos, só não sei quais vão dar para realizar (para quem vive disso, projetos são sempre atrelados a algum tipo de financiamento). Quero continuar e expandir meu trabalho com o contrabaixista e cantor Bruce Henri (no show ""No Baixo do sapateiro"), tenho um projeto chamado "Zus Catatrus" com minha companhia de dança e os bateristas/percussionistas Robertinho Silva e Simone Soul; tenho um projeto de duo com a sapateadora/bailarina Adriana Salomão inspirado no mestre de sapateado Jimmy Slyde, falecido em 2008, e ainda um outro com o também percussionista Carlos Negreiros, um grande conhecedor dos rítmos afro-brasileiros. Fora isso, o festival Tap in Rio vai para a estrada com edições em Brasília e Fortaleza. Tenho também duas viagens marcadas para a Europa, para dar oficinas e fazer espetáculos com músicos franceses, em Nantes.

Mês de Abril

A capa desse mês do Epa Jornal vem com a cantora Maria Rita e oferece diversificadas matérias. Entre elas, uma entrevista com Steven Harper; na parte de Saúde, o foco dessa edição é o Mal de Alzheimer, entre muitas outras matérias. Confira!